sexta-feira, 13 de junho de 2008

bagaço #7

(...). As suas (publicitárias) imagens prometem sempre a mesma coisa: o bem-estar, o conforto, a eficácia, a felicidade e o sucesso. Elas fazem cintilar uma promessa de satisfação. (...).

Ignacio Ramonet, Propagandas silenciosas: Massas, televisão, cinema, Campo dos Media, 2002.

Destaco os spots a detergentes de lavar louça ou roupa: mal o novo produto entra em acção, a casa torna-se miraculosamente cristalina, a roupa alva como um anjo celestial, e um sorriso radioso cobre a face da mulher*, que assim arranjou mais um motivo para viver. Pena que este conto de fadas publicitário não se repita quando eu estou a tentar arrancar bocadinhos de lapa gordurosa nos fundos de um tacho. Quanto à satisfação, encontro-a mais facilmente a ouvir um discurso de uma hora do padre Vitor Melícias.

* sempre mulher. Ai de que algum spot venha a pôr em causa as santíssimas instituições da normalidade.